menu

Image Map

terça-feira, 28 de maio de 2013

Quem é você, Alasca?

Título: Quem é você, Alasca?
Autor: John Green
Estrelinhas:  (5)

"Como sairemos deste labirinto de sofrimento?"

Quem é você, Alasca? é um livro de John Green, e um dos meus favoritos. Provavelmente, vocês o conhecem pelo livro A Culpa é das Estrelas. E eu posso dizer, com toda certeza, que John Green me fascina em cada livro que escreve.

O livro é dividido em: Antes e Depois.

Miles Halter é um garoto que tem uma característica marcante: ele coleciona Últimas Palavras. Ele sabe quais foram as últimas palavras de pessoas importantes antes de morrerem. E foi através das últimas palavras de François Rabelai que ele decide ir para o colégio Culver Creek.

"Saio em busca de um Grande Talvez"

No colégio, ele conhece seu companheiro de quarto, Chip (que prefere ser chamado de Coronel) e Alasca Young, uma garota maluca e confusa que tem uma biblioteca no quarto. Miles se apaixonada por Alasca no mesmo instante, embora não seja correspondido.

No período em que passa em Culver Creek, Miles vive momentos incríveis, amadurece, aprende lições de vida. Até que uma certa tragédia acontece, e deixa Miles em um verdadeiro labirinto no qual ele não sabe como sair.

"Pois todos os que já perderam o rumo na vida se sentiram perturbados com a insistência dessa pergunta. Em algum momento, todos nós olhamos em volta e percebemos que estamos perdidos num labirinto."

Depois de ler poucos livros do meu querido John Green, eu aprendi a não esperar por finais felizes. Porque os livros dele não se tratam disso, pelo contrário, ele faz com que seus personagens terminem com uma lição de vida. E isso não acontece apenas com os personagens, mas com os leitores também.
Esse é um livro que depois de terminá-lo, você percebe que não é mais a mesma pessoa. Que você realmente aprendeu alguma coisa ali.

"Imaginar o futuro é uma espécie de nostalgia (…) Você passa a vida toda preso no labirinto, pensando em como você escapará um dia, e o quão maravilhoso será, e pensar no futuro mantêm você inteiro, mas você nunca fará nada disso. Você acabou de usar o futuro fugindo do presente."

Mandy


Nenhum comentário:

Postar um comentário