menu

Image Map

domingo, 5 de maio de 2013

BookCrossing


Ontem eu estava assistindo ao jornal com a minha avó e uma noticia chamou minha atenção, ela estava falando sobre o BookCrossing aqui no brasil e eu resolvi fazer um post aqui no blog sobre isso. 

O que é o BookCrossing?
O BookCrossing é um conceito que pode ser resumido como a prática de deixar um livro num local público, para ser encontrado e lido por outra pessoa, que deverá fazer o mesmo. O objetivo do BookCrossing é "transformar o mundo inteiro numa biblioteca".
Qual é a história?
Ele foi concebido em 2001 pelo programador Ron Hornbaker. No mês seguinte foi lançado o site http://www.bookcrossing.com/. Desde então, o movimento tem crescido exponencialmente, tornando-se global: está presente em 132 países, com mais de 9,3 milhões de livros registrados e 1,3 milhões de membros.
Processo para participar
O fato de alguém encontrar um livro registado no BookCrossing não implica que tenha que registrá-lo no site, já que pode deixar um comentário anônimo ao livro. No entanto, quem desejar usufruir plenamente do site (participar dos fóruns, registar seus próprios livros, etc.) e juntar-se à comunidade, terá de se inscrever. A inscrição é totalmente gratuita e anônima, sendo que o novo membro terá apenas de criar uma identidade virtual que o identificará sempre que fizer novos registos no site.
O BookCrossing baseia-se no conceito básico “Ler, Registar e Libertar”: Leia um bom livro, Registre-o no site para adquirir o número BCID (BookCrossing Identification Number, cada livro tem o seu) e Liberte-o, passando para um amigo ou deixando-o em um local público.



No  Brasil
O BookCrossing chegou ao Brasil em 2001, alguns meses depois que foi lançado o BookCrossing.com nos EUA, seja por meio da Internet ou de livros que viajaram de um país ao outro.  Está presente em todos os estados brasileiros e conta com cerca de 8 mil usuários cadastrados.
Além de libertar regularmente  livros em lugares públicos, os usuários do movimento no Brasil participam de diversos eventos literários como Bienal Internacional do Livro de São Paulo, Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura (São Francisco Xavier, SP), quando seus usuários promovem uma “libertação em massa” e distribuem centenas ou milhares de exemplares para o público.
Atualmente, existem 19 Pontos Oficiais de BookCrossing em todo o Brasil. Aqui em São Paulo existem vários pontos, para saber mais sobre esses pontos, sobre o BookCrossing  e como criar um ponto de bookCrossing acesse: http://www.bookcrossing.com.br/pontos-de-bookcrossing/

Gostaram do BookCrossing? Eu adorei, acho a iniciativa muito legal, ia adorar se tivesse um ponto aqui na minha cidade, quem sabe eu não reúno meus amigos leitores e crio um aqui, seria maravilhoso.
Espero que tenham gostado do post.
Beijinhos

Lisa!



Nenhum comentário:

Postar um comentário